Esportes
Flamengo é único clube brasileiro que teve jogadores marcando gols nas últimas três Copas

O gol de Gonzalo Plata que classificou o Equador para o mata-mata da Copa do Mundo foi histórico também para o Flamengo. O clube se tornou a única equipe brasileira com jogadores balançando a rede nas últimas três edições da competição.
Além de Plata em 2026, Arrascaeta marcou duas vezes contra Gana no Catar, em 2022, e Paolo Guerrero marcou pelo Peru na Rússia, em 2018. Na ocasião, o peruano encerrou um jejum de 32 anos sem gols de jogadores do Flamengo em mundiais.
O atleta que mais fez gols em Copas do Mundo representando o Flamengo foi Leônidas, com sete. Zico aparece em seguida, com cinco, enquanto Moderato, Sócrates e Arrascaeta estão empatados com dois cada. Zagallo, Júnior, Guerrero e agora Plata têm um.
Na seleção brasileira, porém, faz mais de 40 anos que um jogador do Flamengo não marca um gol em Copas. Em 16 de junho de 1986, no México, Sócrates abriu o placar da goleada brasileira por 4 a 0 sobre a Polônia no Estádio Jalisco, em Guadalajara. A partida foi válida pelas oitavas de final da competição. Depois disso, nenhum outro balançou a rede.
Plata é o segundo equatoriano a ser convocado para a Copa do Mundo estando no Flamengo. O primeiro foi o zagueiro Erazo.
Fonte: ge
